Miguel Costa Matos despede-se da liderança da JS no 24º Congresso da estrutura, depois de 2 mandatos consecutivos como Secretário-Geral.
Ao longo dos 4 anos, a JS marcou a agenda, procurando influenciar os governos do Partido Socialista e, mais recentemente, fazendo oposição à AD. Algumas das medidas mais emblemáticas que o PS implementou, partiram da JS. É o caso das creches gratuitas, da devolução das propinas, do programa piloto da semana de 4 dias de trabalho e da disponibilização gratuita de produtos de higiene menstrual, legislada no Parlamento e implementada por muitas autarquias pelo país.
Entre os 16 deputados que, durante este período, representaram a JS no Parlamento, houve ainda iniciativas legislativas muito importantes. Destacam-se a criação da Lei de Bases do Clima, a regulamentação das ordens profissionais que acabou com os estágios não remunerados, a ilegalização das terapias de conversão, o direito a desligar e o direito ao esquecimento. Destaca-se, ainda, a ação fiscalizadora da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), proposta pela JS, que resultou em mais de 10.000 empresas notificadas quanto a falsos recibos verdes e 2.500 trabalhadores que ganharam contrato de trabalho, desde então.
Além dos Deputados na Assembleia da República, nas Autárquicas de 2021, foram eleitos cerca de 180 Vereadores, Presidentes de Junta e Deputados Municipais da JS, sem contar com membros das Assembleias de Freguesia. No Parlamento Europeu, a JS contou com 2 eurodeputados e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira houve um total de 5 deputados da JS. Números que asseguram uma forte representação política da JS em todo o território e refletem o enorme trabalho e de ação política para alcançar mais representatividade jovem nas listas do PS.
Foi também um período de enorme dinamismo para a estrutura e para a militância. Entre 2020 e 2024, aderiram à estrutura cerca de 9400 novos militantes, o que corresponde a um número superior a 40% dos militantes da estrutura. Foram organizadas e co-organizadas, pela JS, mais de 50 iniciativas nacionais, divididas entre todas as 21 federações do País. E o Secretário-Geral visitou 224 concelhos, ao longo dos 4 anos, em atividade política.
O Relatório de Atividades dos mandatos já se encontra disponível e pode ser consultado aqui.