Juventude Socialista participa em reunião do Bureau da Young European Socialists (YES) que decorre em Amesterdão, nos Países Baixos, de 18 a 20 de março.
A representação da JS, assegurada nesta reunião pela Secretária Nacional para as Relações Internacionais, Maria Begonha, advém da necessidade, reconhecida pela estrutura, de ter parte ativa na discussão das prioridades da YES, organização da qual a JS é membro fundador.
Esta reunião do Bureau, órgão que reúne semestralmente os representantes de todas as organizações da YES, está vocacionada para a discussão da crise dos refugiados, existindo várias propostas em análise, que incluem a adoção de uma campanha de sensibilização intitulada «Refugees Welcome Campaign».
Para a Juventude Socialista, esta campanha deve ter pronta implementação, fazendo da inclusão dos refugiados uma prioridade da YES e, também, uma importante frente de batalha contra os extremismos de direita, nomeadamente denunciando todas as medidas legislativas e executivas anti-refugiados, tais como o encerramento de fronteiras, contrárias à convenção de Genebra.
Nas palavras da Secretária Nacional, Maria Begonha, esta «não é apenas uma questão legal, mas humanitária» sendo fundamental mobilizar a sociedade para a «inclusão dos refugiados em condições dignas e que permitam a sua prosperidade nos países que os acolhem».
Estará ainda em discussão a organização do próximo Summer Camp da YES, que deverá decorrer na Sicília, entre 19 e 24 de julho, para o qual a JS abrirá inscrições brevemente.